Sa?de

S?bado ? dia de levar o seu filho para vacinar

Sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Ouvir matéria

Começa neste sábado (24) mais uma campanha nacional de multivacinação. A mobilização acontecerá simultaneamente em todos os municípios do Paraná, com unidades de saúde abertas das 8h às 17h. O objetivo é atender as crianças menores de cinco anos que precisam atualizar suas cadernetas de vacinação. “Nosso apelo é para os pais levem seus filhos à unidade de saúde no sábado ou durante a semana. As vacinas do calendário básico são uma proteção importante para o desenvolvimento das crianças”, destaca o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, que participará do lançamento oficial da campanha em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba.

A mobilização segue até sexta-feira (30) no Paraná e pretende melhorar a cobertura vacinal entre as crianças menores de cinco anos. Serão ofertadas todas as vacinas indicadas no calendário básico infantil de imunização: BCG, hepatite B, pentavalente, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Para receber as doses, basta os pais ou responsáveis apresentarem a caderneta de vacinação das crianças na unidade de saúde. “Com ela será possível verificar quais vacinas deverão ser aplicadas e quais ainda faltam para completar o esquema vacinal das crianças”, explica o coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro.

Crianças cujos pais perderam a caderneta também poderão ser imunizadas. Neste caso, os profissionais de saúde solicitarão um documento de identificação da criança e as vacinas serão aplicadas de acordo com sua faixa etária. “Recomendamos que procurem a unidade de saúde mais perto de sua casa. Lá eles podem verificar no cadastro quais vacinas ainda não foram aplicadas”, explica o coordenador.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.