Educa??o

15 mil alunos da rede estadual ter?o atividades esportivas em contraturno

Terça-feira, 05 de novembro de 2013


Ouvir matéria

O governador em exercício Flávio Arns, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares, assinaram nesta segunda-feira (04), em Curitiba, o convênio “Atleta do Futuro”. A parceria permitirá a participação de 15 mil alunos das escolas estaduais em atividades de contraturno em espaços do Sesi Paraná.

“É mais uma parceria firmada com um importante parceiro, o Sistema Fiep, que vai ampliar a oferta de contraturno aos alunos. Queremos que todos os alunos da rede estadual tenham chances de desenvolver habilidades e oportunidades em atividades de contraturno escolar”, disse Flávio Arns.

Arns apontou que 350 mil alunos da rede estadual de ensino já realizam atividades esportivas, científicas e artísticas em contraturno escolar. A previsão, segundo ele, é ofertar a atividade em mais de 900 escolas, até o ano que vem.

PROJETO - O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, disse que o convênio com o governo vai permitir a continuidade do projeto no Paraná. “Além da prática esportiva, a criança ou o jovem que participar do projeto terá ainda a oportunidade de fazer parte de programas de profissionalização que o sistema indústria desenvolve no estado”, acrescentou Campagnolo. O “Atleta do Futuro” surgiu há sete anos e já atendeu 38 mil alunos de escolas públicas paranaenses.

As atividades serão oferecidas em contraturno escolar, com duração de duas horas semanais, em diversas modalidades como atletismo, futsal, vôlei, basquete, handebol, ginástica rítmica e badminton. Os professores de Educação Física da rede estadual desenvolverão atividades esportivas com os alunos em espaços do Sesi, que também cederá material esportivo e transporte para os estudantes, quando necessário.

“É um importante processo de desenvolvimento social e de formação do jovem”, afirmou o superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares.

Também participaram da solenidade, o secretário de Educação em exercício, Jorge Wekerlin; a chefe do núcleo de Educação de Apucarana, professora Maria Onide Ballan Sardinha.

PAN-AMERICANO – Durante a solenidade de assinatura do convênio, alunas de três colégios estaduais de Apucarana fizeram uma apresentação de karatê-dô. As atletas foram convocadas para integrar a seleção brasileira de karatê-dô tradicional e representarão o Brasil no campeonato pan-americano da modalidade, que acontece em novembro, na Argentina. O grupo recebe o apoio do projeto Atleta do Futuro para participar da competição.

A atleta Larissa Rodrigues da Mota, 11 anos, contou que antes do apoio do projeto as alunas realizaram algumas rifas e chegaram a vender pastéis e pães de queijo para arrecadar dinheiro para viajar para a Argentina. “Participar de um campeonato internacional é a realização de um sonho”, afirmou.

As atletas paranaenses que participarão no campeonato pan-americano:

Anne Caroline Bispo dos Santos: aluna do Colégio Estadual Vale do Saber

(Apucarana), vice-campeã mundial.

Gabriela Maria Fernandes: aluna do Colégio Estadual Vale do Saber

(Apucarana), campeã mundial (1º lugar no ranking de melhor atleta do

Brasil na categoria até 13 anos).

Jennifer Gabrielly Peres Ribeiro: aluna do Colégio Estadual Heitor Furtado

(Apucarana), terceiro lugar no ranking na categoria de 14 a 17 anos.

Kendianara Scarlett de Oliveira: aluna do Colégio Alberto Santos Drumont

(Apucarana), vice-campeã brasileira.

Técnica: Maria Teresa Borges (professora da rede estadual).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.