Planejamento

Ind?stria paranaense cresce 13%, segunda melhor marca do Pa?s

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


Ouvir matéria

A produção industrial no Paraná aumentou 13% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2012, enquanto a média nacional ficou em 0,9%. Foi a segunda melhor taxa do País e a sétima taxa positiva consecutiva. Apenas o Rio Grande do Sul (14,5%) teve desempenho melhor.

As informações são da Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgada nesta terça-feira (10/12). Para a economista Ana Silvia Martins Franco, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), “as estatísticas revelam consistente recuperação dos níveis da produção fabril do Paraná, desde abril, ao contrário do baixo crescimento registrado pela indústria nacional”.

Segundo a economista, a boa performance paranaense é determinada pela melhora na operação dos principais setores industriais do no Estado, “especialmente o agronegócio – fruto da safra recorde e dos preços ainda elevados no mercado internacional –, a química e petroquímica, a metalmecância e os insumos para a construção civil”.

ATIVIDADES – Dez das quatorze atividades pesquisada tiveram aumento na produção. As principais contribuições vieram dos ramos de edição, impressão (91,7%), com aumento na fabricação de livros, brochuras ou impressos didáticos; veículos automotores (25,3%), impulsionado, sobretudo, pela maior produção de caminhões e caminhão-trator para reboques e semirreboques.

Também contribuíram para o resultado a produção de máquinas e equipamentos (15,3%), especialmente tratores agrícolas, máquinas para colheita, elevadores para o transporte de pessoas, máquinas para trabalhar matéria-prima para fabricar pasta de celulose, partes e peças de refrigeradores e bombas centrífugas. Outras atividades industriais com bons desempenhos foram minerais não metálicos (10,4%); e refino de petróleo e produção de álcool (9%), pela elevação na fabricação de álcool etílico e óleo diesel e outros óleos combustíveis.

COMPARATIVOS – O ritmo de produção, de setembro para outubro, teve expansão de 2,1%, frente variação de 0,6% para o Brasil. “A inversão da curva observada em outubro propiciou a recuperação de parte da perda de 2,7% registrada em setembro”, comenta Ana Sílvia. Onze das 14 atividades pesquisadas mostraram elevação, com destaque para os ramos de edição e impressão, máquinas e equipamentos, produtos de metal, bebidas e madeira.

O índice acumulado nos dez meses do ano mostrou expansão de 5% da indústria paranaense, ante alta de 1,6% para a indústria nacional. Dos 14 setores pesquisados, dez apontaram resultados positivos, com destaque para veículos (16,5%), máquinas e equipamentos (15,1%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (10%); produtos químicos (9,6%); e minerais não-metálicos (7,5%).

No acumulado em 12 meses, encerrados em outubro, a produção industrial paranaense avançou 0,4%, assinalando a primeira taxa positiva desde outubro de 2012 (1,5%) e mantendo a trajetória ascendente iniciada em março.

Os melhores resultados ficaram por conta dos setores de máquinas e equipamentos (12,6%); máquinas aparelhos e materiais elétricos (10,8%); produtos químicos (7,9%); e minerais não metálicos (6,0%).

De acordo com a economista Ana Silvia, o resultado paranaense reflete os primeiros efeitos dos investimentos das empresas que se instalaram no Estado desde o início de 2011, atraídas pelo Programa Paraná Competitivo. “Também colaboram a vitalidade do mercado de trabalho regional e das obras de infraestrutura, em execução pelo governo estadual”, afirma.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.