Justi?a

Em 2014, penitenci?rias do Paran? j? receberam 2.828 presos de delegacias

Quinta-feira, 10 de abril de 2014


Ouvir matéria

As 33 unidades do Sistema Penitenciário do Paraná, administrado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, já receberam 2.828 presos em 2014. Foram transferidos 2.739 detentos oriundos de carceragens de delegacias e distritos policiais da Polícia Civil de todo o Paraná e 89 presos da Superintendência da Polícia Federal no Estado. 

O maior número de transferência é de presos de carceragens de delegacias e distritos policiais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Com os 20 presos transferidos nesta quarta-feira (09) para a Casa de Custódia de Piraquara, já são 1.387 detentos dessa região absorvidos nos estabelecimentos penitenciários coordenados pelo Departamento de Execução Penal (Depen). Isso significa uma média semanal de 98 presos, número bem superior ao assumido pela Secretaria da Justiça em compromisso com a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Paraná. A meta era receber semanalmente 80 detentos nos estabelecimentos penitenciários, vindos dessas unidades policiais. 

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (09), durante reunião entre representantes das secretarias da Justiça e da Segurança e do Tribunal de Justiça do Paraná. A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, informou que em janeiro de 2014 foram transferidos 302 presos de unidades policiais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o sistema penitenciário. Em fevereiro foram 539 transferências e, em março, 421. Só neste mês de abril já foram transferidos 125 presos. 

Durante a reunião, o Depen se dispôs a receber, ainda nesta semana, 33 mulheres detidas na Capital. Elas se somarão a mais 20 presos que serão transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara nesta quinta-feira (10). O diretor do Departamento, Cezinando Paredes, ficou encarregado de apresentar até a próxima segunda-feira (14) um estudo de quantos presos os estabelecimentos penitenciários de Curitiba e Região Metropolitana será possível receber, sem comprometer a segurança e os trabalhos de ressocialização ali desenvolvidos. 

Também participaram da reunião o Diretor Geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat; o chefe da Divisão de Investigações Criminais, Luiz Alberto Cartaxo; e os juízes Eduardo Fagundes, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, e Hamilton Schwartz, da 3ª Vara de Execuções Penais de Curitiba e da Corregedoria dos Presídios pelo Tribunal de Justiça do Paraná, além de outras autoridades. 

REGIÕES - Durante a reunião, a secretária Maria Tereza informou que desde o início da atual gestão, em janeiro de 2011, até março de 2014, o Sistema Penitenciário do Paraná já recebeu 33.832 presos, sendo 32.554 oriundos de delegacias e distritos policiais do Estado, sob a gestão da Secretaria da Segurança Pública, e 1.278 detentos da Polícia Federal.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.