Sa?de

Cuidado com sa?de pode garantir maior longevidade aos homens

Quarta-feira, 16 de julho de 2014


Ouvir matéria

No dia nacional do homem, comemorado nesta terça-feira (15), especialistas alertam que o cuidado com a saúde deve ser uma preocupação permanente entre a população masculina. Atitudes simples, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer consultas periódicas de check-up podem garantir mais anos de vida. 

No Brasil, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Isso acontece porque eles são as principais vítimas da violência e acidentes de trânsito no país. Além disso, o diagnóstico precoce de doenças entre os homens é mais difícil, visto que eles não têm o hábito de ir a consultas médicas ou fazer exames de rotina. 

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, mudar este comportamento é o primeiro passo para que os homens tenham uma vida mais saudável. “Muitas mortes masculinas poderiam ser evitadas caso a pessoa tivesse procurado atendimento médico mais cedo. Hoje, infelizmente, isso fica mais difícil, pois o diagnóstico é muito tardio e a doença já está em estágio avançado”, explicou. 

Para reverter esse quadro, o ideal é que homens com menos de 35 anos realizem pelo menos uma consulta médica de check-up ao ano. A partir desta faixa etária, o recomendado é a realização de no mínimo duas consultas. Se a pessoa tem histórico de alguma doença crônica na família, o acompanhamento deve ser mais frequente. 

O médico cardiologista da Secretaria da Saúde, André Ribeiro Langowiski, lembra ainda que os homens têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares durante a vida e por isso devem estar atentos a alguns fatores de risco. “Quem tem colesterol alto, diabetes, hipertensão, fuma ou é obeso deve ter cuidado redobrado. É importante que se evite o sedentarismo, o estresse elevado e dietas ricas em açúcar, sal e gorduras”, ressaltou. 

AGOSTO AZUL - Para incentivar os homens a cuidar mais da saúde, o Estado do Paraná promove todos os anos a campanha Agosto Azul, que mobiliza entidades do setor público e privado em torno de ações voltadas para o bem-estar deste público. 

Na edição deste ano, o tema central da campanha será o tabagismo, responsável por grande parte dos casos e mortes por doenças pulmonares, cardiocirculatórias e cânceres. Durante todo o mês, será promovida uma série de atividades, como palestras, debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais para levar a mensagem da campanha ao público-alvo. 

SERVIÇO - A programação ainda está sendo elaborada pela Secretaria da Saúde. Empresas e instituições que queiram aderir à campanha, solicitar palestras e materiais educativos podem entrar em contato com a coordenação estadual de Saúde do Homem pelo telefone (41) 3330-4528 ou pelo email agostoazulparana@gmail.com.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.