Elei?es

N?mero de volunt?rios para trabalhar nas elei?es cresce 70% no Paran?

Segunda-feira, 08 de setembro de 2014


Ouvir matéria

O número de voluntários que irá trabalhar nas eleições deste ano aumentou 70,7% no Paraná. Serão 22.193 voluntários, que se inscreveram no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pela internet. Nas últimas eleições, em 2012, foram 12.996 voluntários. Há ainda aqueles que procuraram diretamente a Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal, não se sabe exatamente quantas pessoas se disponibilizaram presencialmente.

Ao todo, cerca de 100 mil pessoas devem trabalhar na eleição deste ano que definirá o futuro presidente do país, os governadores, senadores e deputados federais e estaduais. A estimativa é de que apenas em Curitiba sejam mais de 4.400 voluntários que começam o treinamento na quarta-feira (10).

O bancário Paulo Ricardo Garcia Silvestre, de 44 anos, faz parte deste grupo de voluntários pela segunda vez. Silvestre conta que o principal motivo que o fez procurar o TRE-PR foi a vontade de querer servir o pais, de querer um país melhor. “Eu sempre contribui com maneiras diferentes de voluntariados e vislumbrei dar um pedacinho do meu tempo do ano para as eleições também”, disse o voluntário.

 

Para ele é forte a ideia de que todos são responsáveis pela construção de um país melhor. “Nestas pequenas coisas que você vai mudar o país. Não é colocando um presidente que vai mudar a nação de milhões, cada um tem que fazer a sua parte”, argumentou.

Além dos voluntários, ainda estarão à disposição da democracia aqueles eleitores que foram convocados pela Justiça Eleitoral. De acordo com o TRE-PR, em média, o mesmo cidadão é convocado para trabalhar em três pleitos. Em cada uma deles, assume um dos cargos do local de votação: secretário, primeiro e segundo mesário e presidente.

Desde 2008, o Tribunal acompanha o número de voluntários inscritos pela internet. Ao longo destes seis anos, a quantidade de voluntários tem aumentado. Em 2008, foram 3.959. Já em 2010, o número pulou para 10.232. Nas eleições seguintes, verificou-se uma alta mais discreta, com 12.996. Agora, 2014, tem-se este aumento significativo de 70%.

Os mesários que trabalharão na eleição terão direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados, mediante a apresentação de declaração da Justiça Eleitoral. Eles ainda receberão auxílio alimentação e transporte, e as horas poderão ser aproveitadas como extracurriculares, dependendo de acordo entre Justiça Eleitoral e Instituição de Ensino. Além disso, ser mesário é critério de desempate em alguns concursos públicos.

Fonte: G1

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.