Trânsito

Uso do celular coloca pedestres em risco

Segunda-feira, 23 de maio de 2016


Ouvir matéria

Digitar, ler, falar e usar fone de ouvidos enquanto caminha compromete a atenção do pedestre em até 80%. A distração com o aparelho celular pode resultar em atropelamentos, ocorrência que já soma 1.387 casos nos primeiros quatro meses do ano em todo Paraná. Segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, os municípios com maior número de registros são Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Cascavel.

O assunto é discutido neste domingo (22) na campanha “31 dias para mudar o trânsito”, promovida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) para o Maio Amarelo, com vídeo e posts para as redes sociais.

“No ano passado realizamos uma grande ação para alertar os motoristas dos perigos de digitar e dirigir, mas o problema também atinge os pedestres. Desatentos, eles não escutam buzinas, não percebem bicicletas, atravessam as ruas sem olhar. O risco desta desatenção pode ser fatal”, alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

VÍCIO – A estudante Jessica Dombrowsk Netto, de 24 anos, conta que não desgruda do celular enquanto anda pela rua. “Caminho todos os dias para a faculdade e usar o celular durante o meu trajeto é como um vício. Já tropecei e esbarrei diversas vezes nas pessoas, mas mesmo assim não parei de usar o celular. Eu só presto um pouco mais de atenção quando chego perto da rua para atravessar. É perigoso, sei que não é um hábito seguro, vou tentar parar”, diz.

A aposentada, Igle Maria Bogucheski, 56 anos, evita usar o aparelho enquanto está a pé. “Uso pouquíssimo o celular durante os meus trajetos, pois se eu digitar nessas letras miúdas enquanto estou andando, o risco de cair ou bater em alguma será muito maior. Então, prefiro parar, digitar e depois andar novamente. Também não gosto de falar ao celular quando estou na rua, por medidas de segurança”, comenta.

TENDÊNCIA – Em alguns países, o uso de celular pelos pedestres se tornou um problema tão grande que medidas extremas foram tomadas para reduzir os riscos de acidentes. Foi o caso da Prefeitura de Augsburg, na Alemanha, que instalou um semáforo específico, fixado no chão, para que o pedestre que está com os olhos baixos, no celular, perceba os sinais na rua.

Em Nova Jersey, nos Estados Unidos, uma lei de caráter punitivo sugere o pagamento de multa de até US$ 50 ou 15 dias de prisão para quem for flagrado andando pelas ruas com as mãos ocupadas por aparelhos eletrônicos. Metade do valor da multa seria destinada à educação de segurança sobre os perigos de andar escrevendo ao celular.

No Japão, calçadas delimitadas para pedestres que não abandonam o aparelho também estão em estudo como forma de evitar empurrões, tropeços e quedas.

CAMPANHA – O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.

Os vídeos mostram depoimentos baseados em fatos reais e serão exibidos, um por dia, no site da campanha e nas redes sociais do Detran.

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.