Rio Ivaí - Município de Mirador

Segunda-feira, 22 de março de 2021

Última Modificação: 14/04/2022 08:52:39 | Visualizada 275 vezes


Ouvir matéria

O rio Ivaí é um dos principais recursos hidrográficos da região Norte e Noroeste do Paraná. Ele serpenteia mais de cem municípios nessa região do Estado e ao longo de seu leito, delineia espaços de fronteiras, de encontros e de sociabilidades, onde o lazer e trabalho se misturam e se mesclam nas reminiscências de muitas gerações.

Nascido do encontro entre os rios dos Patos e São João, próximos da cidade de Prudentópolis, o Ivaí deságua em um dos braços do rio Paraná. Neste encontro, se intensificam os tons avermelhados das águas, variante do solo rico em minerais e ferro resultante da decomposição de rochas basálticas que formam o leito do rio, cuja vazão média é de 363 metros cúbicos.

No limite entre os municípios de Mirador e Guaporema, o rio Ivaí passa a correr sobre os arenitos mesozóicos da Formação Caiuá, caracterizando o início do Sistema Hidrogeomorfológico do Baixo Curso. Esse setor apresenta os relevos mais baixos da bacia hidrográfica, com altitudes que variam de 400 a 230m.

Apresenta cerca de 8845 km² de área, sendo que o rio Ivaí percorre essa unidade de relevo numa distância de 180km. A característica friável desses arenitos, aliadas ao clima úmido e a proximidade com o nível de base regional (rio Paraná), permite o desenvolvimento de um relevo com marcada monotonia, representada por colinas baixas, de topos arredondados e vertentes convexas e retilíneas. Neste sistema ocorrem corredeiras, sendo que nos últimos 50 km o curso principal apresenta condições favoráveis à navegação.

RIO IVAI Crédito: Arquivo pessoal - Flavio Rodrigues
Legenda: RIO IVAI

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.