Saúde

Prefeitos e secretários conhecem políticas de incentivo na área da saúde

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017


Ouvir matéria

Cerca de 800 pessoas participaram nesta quarta e quinta-feira (14 e 15) do II Encontro Paranaense de Gestores Municipais de Saúde, em Curitiba. Durante dois dias, prefeitos e secretários municipais puderam conhecer um pouco mais sobre os programas e ações do Governo do Estado na área da saúde. Destaque para os programas estruturantes e linhas de incentivo inéditos, que fortalecem a rede de saúde dos municípios. O governador Beto Richa abriu os trabalhos nesta terça-feira (14), no Expo Unimed. 

O encontro foi a oportunidade também do Estado apresentar os avanços conquistados no setor e discutir os desafios e prioridades da gestão do SUS nos próximos anos. Uma equipe multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde ficou à disposição para tirar dúvidas e dar suporte técnico aos gestores, tendo em vista as dificuldades nesses primeiros meses de administração. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o apoio aos municípios tem sido a principal marca da gestão do governador Beto Richa. “Ao longo dos últimos seis anos criamos uma série de incentivos que ajudam as prefeituras a gerir o sistema de saúde. O objetivo é ampliar o acesso e garantir a qualidade da assistência ofertada à população”, explicou. 

Desde 2011, o Estado aplicou quase R$ 15 bilhões em ações e serviços de saúde. O valor é mais que o dobro do que foi investido nos oito anos anteriores. “Grande parte desses recursos foi destinada exclusivamente aos municípios. Investimentos que permitiram a reestruturação da base do sistema e o custeio de diversos serviços”, explicou o secretário. 

APOIO – Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, o Paraná hoje se tornou referência em saúde pública no País muito por conta dessa estreita relação com as prefeituras. “É preciso destacar o que está sendo feito aqui. Mesmo neste momento de crise nacional, o Governo do Paraná é parceiro das prefeituras e mantém todos os repasses em dia. Isso é um exemplo de gestão que trabalha a favor dos municípios”, ressaltou. 

Quem compartilha da mesma opinião é o prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler. Presidente do consórcio que administra o Samu da região Oeste, ele fez questão de participar de todo o evento e destacou as melhorias conquistadas graças ao apoio do Estado. 

“Hoje nossa região conta com o serviço do Samu em pleno funcionamento. São 43 municípios atendidos e ainda temos o suporte de um helicóptero bancado pelo Estado. Esse tipo de projeto só sai do papel se houver entendimento entre prefeituras e governo estadual”, declarou. 

REDES – Baseada no trabalho articulado em redes de atenção, a política de saúde adotada no Paraná conta com diversos programas estruturantes que norteiam as ações em todo o Estado. Entre eles estão o APSUS, ComSUS, HospSUS, VigiaSUS e o Farmácia do Paraná, que injetam recursos diretamente nas prefeituras. Todos eles estão pautados em um tripé, que envolve investimentos em custeio, capital e capacitação profissional. 

No caso do APSUS, o foco é a qualificação da atenção primária. É através desta iniciativa que o Estado investe na construção, reforma e ampliação de Unidades de Saúde, compra de equipamentos para serviços básicos e aquisição de veículos para o transporte sanitário. 

Contemplado com a construção de uma nova unidade de saúde, em 2013, o município de Munhoz de Mello, no Norte do Estado, foi usado como exemplo na área da atenção primária. O secretário municipal de saúde, Mauro Sérgio de Araújo, contou que a abertura do novo serviço possibilitou uma grande transformação no modelo de atendimento aos pacientes. 

“Não ganhamos apenas em estrutura física, com um novo prédio e novos equipamentos. A principal mudança foi no engajamento da equipe, que hoje trabalha de forma efetiva em prol do cuidado integral dos pacientes”, relatou Araújo. A equipe de Munhoz de Mello foi premiada recentemente pela excelência nos serviços prestados. Eles receberam o selo prata de qualidade do Governo do Estado. 

NOVIDADES – Durante o evento, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, falou dos novos projetos que estão por vir ainda este ano. São linhas de incentivo, como recursos para compra de equipamentos de fisioterapia, ônibus para o transporte de pacientes, reforma de unidades de saúde e outros valores destinados à rede básica e à rede hospitalar. 

“Ouvindo as demandas dos prefeitos e secretários, decidimos inovar e ampliar as possibilidades de investimentos na infraestrutura dos municípios. Tudo isso, voltado ao fortalecimento das nossas redes de atenção”, enfatizou o diretor-geral. 

O evento desta semana, em Curitiba, foi a primeira etapa de um processo de acolhimento aos novos gestores municipais. Ainda neste ano, mais dois encontros macrorregionais serão promovidos para aprofundar as discussões e aproximar as gestões municipais à gestão estadual.

Fonte: AEN-PR

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.