Jogos Escolares

Escolas devem confirmar participa??o nos Jogos Escolares at? segunda-feira

Sábado, 14 de maio de 2011


Ouvir matéria

As escolas e colégios públicos e privados inscritos para disputar a primeira etapa da fase regional dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (Japs), de 20 a 26 de maio, em 16 núcleos regionais de Educação, terão que confirmar a participação nesta segunda-feira (16), na cidade-sede da competição no respectivo núcleo. “A presença de um representante é obrigatória, sob pena de eliminação. Nesse dia deve ser apresentada a documentação dos atletas e dirigentes, e já serão conhecidos os grupos de disputa nas diversas modalidades”, afirmou o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman.

Nos outros 16 núcleos, onde a fase regional será de 3 a 9 de junho, a sessão preliminar com o mesmo procedimento será feita no dia 30 de maio. “Nas duas etapas teremos também outro compromisso importante antes do início da competição. Será o prazo final para substituição e inclusão de atletas: dia 18 de maio, para os participantes da primeira etapa, e 1.º de junho, para os da segunda etapa”, lembra o diretor de Esporte da secretaria, Luís Antônio Costenaro. Poderão ser substituídos ou incluídos no máximo dois atletas, ou um em cada caso.

Além da confirmação da inscrição, do sorteio e composição dos grupos das modalidades esportivas, a sessão preliminar servirá para esclarecer dúvidas, acertar detalhes e procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados durante a competição. “Vamos adequar os jogos às suas reais finalidades e às peculiaridades da comunidade regional”, acrescenta a coordenadora geral da competição, Márcia Tomadon.

Antes da sessão preliminar as escolas e colégios já se manifestaram sobre as modalidades das quais participarão, por sexo (feminino e masculino) e classe (“B” de 12 a 14 anos e “A” de 15 a 17 anos). Outra ação preparativa à fase regional foi a realização de uma capacitação para funcionários que trabalharão na parte administrativa, financeira e técnica da competição. Participaram 20 pessoas, na sede da Paraná Esporte, na última quarta-feira (10/5). Evandro Roman recebeu o pessoal e falou sobre a vantagem de a equipe estar sintonizada no trabalho.

Na sessão preliminar, as inscrições dos alunos nas respectivas modalidades, provas, sexo e classe serão efetuadas mediante a entrega da relação dos nomes. Os documentos deverão ser carimbados e assinados, em duas vias, pelo diretor, secretário do estabelecimento de ensino e pelo professor responsável, que responderão por irregularidades. O aluno somente poderá participar dos 58.º Jeps pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado até a data de 31 de março de 2011, e frequentando as aulas.

COMPETIÇÃO - Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular. Para os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) só duas modalidades entram na fase regional: atletismo e futsal.

Essas mesmas modalidades serão disputadas na fase macrorregional, as exceções do atletismo e vôlei de praia, cujos classificados na regional vão direto para a final. Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular. Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática nas fases anteriores, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.

Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.

Calendário

Fase regional

1.ª Etapa

20 a 26 de maio

Sedes – Núcleos

Apucarana – Apucarana

Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná – Cascavel

Cianorte – Cianorte

Cornélio Procópio – Cornélio Procópio

Curitiba – Curitiba

Ampere e Santa Isabel do Oeste – Francisco Beltrão

Mariluz – Goioerê

Irati – Irati

Carlópolis – Jacarezinho

Rio Bonito do Iguaçu – Laranjeiras do Sul

Loanda – Loanda

Cambé – Londrina

Guaratuba – Paranaguá

Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí – Paranavaí

Entre Rios do Oeste e Pato Bragado – Toledo

Wenceslau Braz – Venceslau Braz

 

2.ª Etapa

3 a 9 de junho

Sedes – núcleos

Colombo – Área Metropolitana Norte

Fazenda Rio Grande – Área Metropolitana Sul

Iracema do Oeste – Assis Chateaubriand

Mamborê – Campo Mourão

Salto do Lontra – Dois Vizinhos

Itaipulândia – Foz do Iguaçu

Pinhão – Guarapuava

Siqueira Campos – Ibaiti

São João do Ivaí – Ivaiporã

Colorado – Maringá

São João – Pato Branco

Pitanga – Pitanga

Ponta Grossa – Ponta Grossa

Telêmaco Borba – Telêmaco Borba

Umuarama – Umuarama

General Carneiro – União da Vitória

 

Fase macrorregional

16 a 21 de junho

Sedes – núcleos

Paranaguá – AM Norte, AM Sul, Curitiba e Paranaguá

Prudentópolis – Guarapuava, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória

Quedas do Iguaçu – Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e Pato Branco

Missal – Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo

Araruna e Peabiru – Campo Mourão, Goioerê, Maringá e Pitanga

Paranavaí – Cianorte, Loanda, Paranavaí e Umuarama

Porecatu – Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Telêmaco Borba

Ibaiti – Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz

 

Fase final

2 a 10 de julho

Núcleo Regional de Ponta Grossa

Ponta Grossa (basquete, bocha, ciclismo, ginástica rítmica, goalball, handebol e natação)

Carambeí (vôlei e vôlei de praia)

Castro (futsal, tênis de mesa e xadrez)

Palmeira (futebol)

Tibagi (judô e taekwondo)

Fonte: Agência de Notícas Estado do Paraná

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.