Cart?o de cr?dito ter?o IOF

Pagamentos de contas com cart?o de cr?dito ter?o IOF

Quinta-feira, 04 de agosto de 2011


Ouvir matéria

Ficou mais caro pagar contas de água, luz, telefone, impostos e condomínio com o cartão de crédito. O governo federal decidiu cobrar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o valor das faturas pagas com o dinheiro plástico.

As alíquotas serão de 0,0082% ao dia, limitado a 3% ao ano, mais 0,38% por pagamento. A medida que tornou a cobrança obrigatória foi publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União, desta terça-feira. A alegação da Receita é a de que esse tipo de operação com cartão de crédito consiste na prática em empréstimo e, portanto, o imposto deve ser cobrado.

Para a o vice-presidente da Associação dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel de Oliveira, a medida é um recado claro do governo: parem de comprar. "O consumidor já paga os porcentuais quando usa o crédito rotativo do cartão para pagar as contas. Só serve como alerta", avalia.

O IOF é o principal instrumento usado pelo governo ultimamente, para segurar a queda do dólar e frear o consumo. Em outubro, o tributo sobre o investimento estrangeiro em renda fixa subiu de 2% para 6%. Em abril deste ano, os financiamentos de até 720 dias também passaram a recolher 6% de IOF.

Empréstimos da pessoa física tiveram o tributo ampliado de 0,0041% para 0,0082%, em março. Compras no cartão de crédito no exterior tiveram o imposto aumentado de 2,38% para 6,38%. Em dezembro do ano passado, a Receita fixou em 20% do valor da fatura o pagamento mínimo, para crédito rotativo, que antes era de 15%.

Fonte: O diário Maringá

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.