Primeiro Paran? em A??o do ano

Governo promove em Sarandi o primeiro Paran? em A??o do ano

Sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Ouvir matéria

A cidade de Sarandi, no Noroeste do Estado, se prepara para receber a primeira edição do ano do programa Paraná em Ação, que começa nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28), com programação das 9 às 17 horas. O evento acontece no Ginásio de Esportes Tancredo Neves e atenderá moradores de 18 municípios da região. De acordo com o secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, a previsão é realizar 40 mil atendimentos, para um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

O programa, que tem o apoio do Governo do Estado e da RPCTV, foi desenvolvido pela Secretaria de Relações com a Comunidade com o objetivo de dar oportunidade do exercício da cidadania plena, principalmente à população menos favorecida. “O Estado vai ao encontro das pessoas, oferecendo uma oportunidade de resgate da cidadania”, disse o secretário.

SERVIÇOS – A novidade do novo modelo do Paraná em Ação é a parceria com o Poder Judiciário, que se junta aos demais parceiros do programa com o projeto Justiça nos Bairros. Na área de família, o projeto atenderá casos de divórcio consensual e litigioso, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade e maternidade, guarda e responsabilidade, regulamentação de visitas, alimentação e revisionamento de alimentos. Na área cível, retificação de registro civil, suprimento de idade para casar, lavratura de assento de nascimento tardio e interdição.

Edson Luiz Arantes, que coordena a programação e o trabalho dos parceiros do evento, afirma que essa edição terá muitos serviços à disposição da população. “Além da emissão gratuita de documentos e serviços judiciários e extrajudiciários, a população de Sarandi e região terá acesso a oficinas com base em sustentabilidade”, diz. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ensinarão a montar um aquecedor solar com garrafas pet e embalagens longa vida, e também a confecção de sacolas retornáveis e aventais feitas de banners descartados por empresas.

Para as crianças, uma das atrações será a vendinha do fisco, onde poderão aprender sobre a importância da nota fiscal. As crianças assistirão a um vídeo com personagens de Ziraldo e depois receberão dinheiro de brincadeira para “ir às compras”. Ao final, quem voltar com a nota fiscal preenchida corretamente receberá brindes da Receita Estadual.

O Detran também terá atividades educativas para as crianças, orientando sobre regras de comportamento no trânsito e distribuindo bloquinhos de multas para que “fiscalizem” os pais. As “infrações” para os pais serão aplicadas na forma de balas, pirulitos e doces, conforme a gravidade.

ABERTURA – A abertura oficial do Paraná em Ação está prevista para as 10 horas de sexta-feira, com a presença do governador em exercício Flavio Arns, do secretário Wilson Quinteiro e do prefeito de Sarandi, Carlos de Paula.

Além de Sarandi, serão beneficiados os municípios de Ângulo, Doutor Camargo, Flórida, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Mandaguari, Mandagauçu, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Ourizona, Paiçandu, São Jorge do Ivaí e Santa Fé.

DETRRAN - A unidade móvel do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) estará neste primeiro Paraná em Ação e atenderá pessoas que precisam da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Também será possível consultar débitos, pontuação do condutor e obter informações sobre o IPVA.

SERVIÇO

Paraná em Ação 2011 – Sarandi

Data: 26 a 28 de agosto

Horário: das 9h às 17 horas

Local: Ginásio Tancredo Neves, rua Guaiapó, s/n. Sarandi - PR

Fonte: Agência de notícias do Pr

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.