Subesta??o no Norte Pioneiro

Copel come?a constru??o de uma nova subesta??o no Norte Pioneiro

Quinta-feira, 08 de setembro de 2011


Ouvir matéria

A Copel já deu início às obras de construção de uma nova subestação transformadora de energia elétrica na cidade de Ibaiti, no Norte Pioneiro. O empreendimento reforçará as condições de suprimento e a qualidade dos serviços a cerca de 18 mil unidades consumidoras – urbanas e rurais – localizadas nos municípios de Ibaiti, Pinhalão, Conselheiro Mayrinck, Japira e Jaboti. A subestação absorverá investimentos estimados em R$ 11,2 milhões e tem início de operação previsto para meados de 2012. 

A unidade irá operar na tensão de 138 mil volts, possibilitando interligar Ibaiti e cidades próximas ao sistema elétrico já operado pela Copel nessa categoria de voltagem no restante do Estado, o que se traduz em uma maior flexibilidade operacional. Isto contribuirá para elevar os índices de qualidade dos serviços prestados na região, reduzindo o risco e a amplitude de desligamentos acidentais e, no caso de eles acontecerem, abreviando sua duração. 

O suprimento à futura subestação será feito por uma linha de transmissão com extensão de 6 quilômetros que será construída para conectá-la às subestações Figueira e Siqueira Campos. Ainda em 2012, este anel elétrico será fortalecido com a construção de uma outra linha de transmissão que ligará as subestações Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina. 

AMPLIAÇÕES - O terreno que abrigará a subestação Ibaiti está localizado próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no Jardim São Miguel. A unidade começará a operar com um transformador de 21 MVA (megavolts-ampères) de potência, mas sua estrutura já estará preparada para futuras ampliações. 

Sobre o empreendimento, Nilberto Lange Junior, superintendente de Obras de Transmissão da Copel, informa que a nova subestação foi projetada e concebida de acordo com o que existe de mais moderno em termos de transmissão e distribuição de energia elétrica, proteção, supervisão e controle. “Terão prioridade os cuidados com as comunidades ao entorno através da implantação de diversas medidas de segurança que serão incorporadas ao empreendimento, atendendo aos princípios e conceitos de sustentabilidade abraçados pela Companhia”, anota o superintendente. 

REDES DE DISTRIBUIÇÃO - Adicionalmente às obras da subestação, um investimento de R$ 3 milhões será destinado à construção de redes de distribuição. Um novo circuito com 27 quilômetros de extensão será instalado para atender o município de Conselheiro Mairinck, na tensão de 34,5 mil volts. 

Também será totalmente redimensionada a distribuição de energia elétrica no município de Ibaiti, que ganhará três novos circuitos de alimentação. Isso vai demandar a construção de 4,3 quilômetros de novas redes, além da substituição de cabos condutores ao longo de 10 quilômetros de redes já existentes. 

Nessas obras a Copel vai utilizar a tecnologia de redes compactas, que reduz a necessidade de poda nas árvores e possui cabos protegidos por uma capa semi-isolante, o que aumenta sua resistência contra desligamentos causados pelo toque eventual de galhos. Também está prevista a instalação de chaves que permitam a automação em pontos estratégicos da rede elétrica, podendo ser operadas de forma remota. 

De acordo com o superintendente regional de distribuição da Copel em Londrina, Oscar Ávila Durães, tanto a construção de novas redes quanto a ampliação da subestação atendem ao crescimento da demanda por energia elétrica na região. 

“Sabemos do movimento de expansão que hoje ocorre em todo o Norte Pioneiro e nosso compromisso é garantir o fornecimento de energia com qualidade aos atuais e também aos futuros consumidores de energia elétrica”, afirma.

Fonte: Agência de notícias do estado

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.