ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Fomento

Governo facilita acesso da indústria a linhas de crédito da Fomento Paraná

Quarta-feira, 21 de agosto de 2013


O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, assinaram nesta terça-feira (20) um termo de cooperação técnica que vai permitir o acesso facilitado às indústrias paranaenses às linhas de crédito do programa Banco do Empreendedor e outras de crédito ao setor produtivo. A assinatura ocorreu durante a 27ª reunião ordinária da Federação das Indústrias, no Cietep.

Juraci Barbosa disse que a parceria com a Fiep consolida um modelo de negócio que permite à Fomento Paraná atender a todos os setores produtivos no estado.

“Essa parceria demonstra o compromisso do Governo do Paraná e a disposição em financiar todo tipo de empreendedor, seja no comércio e serviços, na indústria ou na agricultura”, afirmou o presidente da Fomento Paraná. “Hoje temos capacidade para atender a 98,5% dos empreendedores paranaenses, desde o informal, até as empresas de médio porte, em projetos de até R$ 3 milhões”.

O vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, que é também membro do Conselho de Administração da Fomento Paraná, destacou durante o evento o esforço do Governo do Estado em atender um pleito antigo do setor produtivo, de ampliar os financiamentos ao setor privado.

“A Fomento Paraná se preparou, se organizou e agora conta inclusive com avaliação de agências internacionais de classificação de risco como ‘investment grade’, o que é muito importante. Essa gestão está de parabéns, porque a indústria está sendo ouvida”, afirmou Bambi.

Pela parceria entre as duas entidades, a Fiep vai divulgar as linhas de crédito do Banco do Empreendedor entre os 108 sindicatos ligados à federação. Os sindicatos também serão assessorados para capacitar colaboradores que irão atuar como agentes de crédito junto às empresas associadas nas respectivas bases.

Também será desenvolvido um curso de gestão empresarial por meio de uma plataforma de educação à distância para permitir uma equalização das taxas de juros nos financiamentos disponíveis ao setor, especialmente no segmento de microcrédito.

Segundo o gerente de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Marcelo Persicotti, a parceria entre a Federação e a Fomento Paraná representa um benefício a mais que os sindicatos poderão oferecer às empresas de suas bases.

CAPTAÇÃO DE PROJETOS - O convênio também é um passo importante para captação de projetos do programa de financiamento à inovação tecnológica pela linha Finep Inovacred, da Agência Brasileira de Inovação, que credenciou a Fomento Paraná como agente financeiro e disponibilizou uma linha de crédito no valor de R$ 80 milhões para investimento em projetos de inovação.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Outras Notícias

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.