Sa?de

Mais de 400 mil paranaenses j? foram vacinados contra a gripe

Segunda-feira, 11 de maio de 2015


Ouvir matéria

O Paraná já alcançou 15% da meta da campanha de vacinação contra a gripe. Até as 12h deste sábado (9), 412.095 pessoas já haviam sido imunizadas. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, acompanhou o trabalho no dia D da campanha, neste sábado, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. 

Caputo Neto afirmou que o Paraná reivindica, desde 2011, a antecipação da campanha de vacinação para abril, pois no Sul do Brasil o inverno é mais rigoroso. “Contamos com o comparecimento da população para que haja tempo suficiente de garantir imunidade aos que mais precisam. É importante que todos os que estão nos grupos prioritários recebam a vacina o mais rápido possível”, explicou. Este ano, o Ministério da Saúde atrasou em duas semanas o início da campanha.

A vacinação segue até sexta-feira (22). As pessoas que não compareceram no dia D, ainda poderão receber a vacina nas unidades de saúde de todo o Paraná, das 8h às 17h. Neste ano, a expectativa é vacinar 2,9 milhões de paranaenses.

O morador de Quatro Barras, Oscar José do Rosário Silva, 35 anos, faz parte do grupo dos crônicos e todo ano garante sua imunização. “A vacina é uma segurança. Nunca mais fiquei com gripe.” Os idosos também compareceram ao dia D com muita disposição. “Acordei cedo e vim logo tomar a vacina. Agora estou protegido para o inverno” afirmou Renato Martins, 71 anos.

O público alvo da campanha são gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde, doentes crônicos, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional. 

ANÚNCIO – O secretário estadual da saude também anunciou que o Governo do Paraná vai construir um Centro de Especialidades em Quatro Barras. O serviço oferecerá, em um mesmo espaço, consultas e exames especializados, atendimento com equipe multiprofissional e cirurgias eletivas ambulatoriais.

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, afirmou que a obra trará benefícios importantes não só para o município, mas para toda a população da Região Metropolitana de Curitiba. “É uma reivindicação nossa e de toda região que se concretiza em parceria com o Governo do Estado. É uma grande conquista para a população”, disse. 

O terreno onde o centro será construído já está definido e será cedido pela prefeitura. O Estado ficará responsável pelo projeto e construção do centro. Os equipamentos serão adquiridos com recursos de emenda parlamentar, do deputado federal, Luciano Ducci.

O serviço contará com uma moderna estrutura de apoio diagnóstico, com equipamentos de última geração. Poderão ser realizados exames de endoscopia, colonoscopia, teste ergométrico, monitoramento da pressão arterial, raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma e eletroencefalograma. 

Além do prefeito, acompanharam o secretário no dia D de vacinação, em Quatro Barras, o deputado federal, Luciano Ducci, a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, a diretora do Centro de Epidemiologia do Paraná, Cleide de Oliveira, o diretor da Segunda Regional de Saúde, Helder Lazarotto, o coordenador estadual do Programa de Imunização, João Luis Crivellaro, e autoridades locais. 

Fonte: AEN - Agência de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.