ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Meio Ambiente

Copel e Defesa Civil reforçam prevenção de desastres naturais

Terça-feira, 01 de setembro de 2015


Um convênio entre a Defesa Civil e a Copel vai ampliar a gestão de riscos e desastres naturais no Paraná. Assinaram convênio o governador Beto Richa, os presidentes da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, da Celepar, Jacson Carvalho Leite, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Cassitas. 

O documento estabelece que a Defesa Civil terá acesso à base de dados cartográficos da Copel, aos dados hidrológicos e à localização geográfica dos postes das redes de distribuição de energia que tenham unidades consumidoras associadas. Essas informações vão subsidiar a gestão de riscos de desastres naturais, permitindo ações mais rápidas e efetivas. 

Simultaneamente, através do banco de dados e da gestão de conteúdo desenvolvido pela Celepar, a Defesa Civil terá em mãos informações detalhadas para subsidiar a tomada de decisões e as ações a serem desenvolvidas. “Com esse convênio, o Paraná utiliza tecnologia e informações para se tornar um Estado ainda mais seguro”, ressaltou o governador Beto Richa. 

“Isso representa uma melhoria no sistema da Defesa Civil, que já está todo automatizado. Dentro do projeto de prevenção que fazemos, mapeando as áreas de risco, teremos acesso a todas as residências que existem naquele local”, explicou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Casitas. “Numa situação de desastre, saberemos exatamente quais são as residências atingidas”, disse ele. 

O convênio também prevê que a Defesa Civil manterá atualizadas as informações cadastrais das famílias em áreas de interesse da Copel, importante para eventuais ações emergenciais durante a operação de suas usinas hidrelétricas. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  ewww.pr.gov.br

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Outras Notícias

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.