ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cultura

Programa de apoio aos museus do Paraná completa um ano

Segunda-feira, 22 de julho de 2013


O Programa Museus Paraná, realizado pelo Governo do Estado, completa um ano com diversas atividades em dezenas de municípios paranaenses. Desde julho do ano passado até agora foram realizadas 34 exposições itinerantes em 26 cidades, atraindo um público total de aproximadamente 18 mil pessoas. Este número tende a crescer, visto que diversas mostras estão em andamento e outras serão abertas ainda este ano.

Entre as exposições realizadas estão “A Guerra do Contestado”, “Gravuras do Acervo MAC”, “Dorothea Wiedemann”, “Jesus Santoro, a revelação de um mestre”, “Gravuras do Acervo MON”, “Desejo de Salão: Salão Paranaense, uma retrospectiva” e “Andersen, Luz e Cor”.

As exposições itinerantes passaram pelos municípios de Rio Negro, União da Vitória, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Londrina, Irati, Prudentópolis, Mallet, Inácio Martins, Curitiba, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Lapa, Campo Largo, Campo Mourão, Guaíra, Morretes, Porecatu, Francisco Beltrão, Araucária e São Mateus do Sul.

Além das exposições, o programa Museus Paraná realiza ainda capacitação museológica por meio de seminários, cursos, palestras e oficinas aos museus municipais. Desta forma, técnicos da Secretaria de Estado da Cultura visitam os municípios e realizam treinamento e ações nas áreas de gestão de documentos, conservação preventiva de obras, museografia, plano de gestão museológico, conversação de papel e têxtil, digitalização de acervos, mediação cultural, orientação expográfica e instalação.

Apenas no ano passado participaram destas ações 826 pessoas. Em 2013, até o mês de junho, este trabalho foi realizado nos municípios de Catanduvas, União da Vitória, São José dos Pinhais, Irati, Tibagi, Antonina, Morretes e Paranaguá.

Outra ação do Museus Paraná é o apoio técnico às unidades museológicas do Estado, por meio de visitas técnicas, qualificação do acervo, montagem e curadoria.

Este trabalho foi realizado, até agora, em Cambé, Pinhão, Laranjeiras do Sul, Colônia Gonçalves, Inácio Martins, União da Vitória, Curitiba, Pato Branco, Rio Negro, Paranaguá, Campo Largo, Irati, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marmeleiro, Guarapuava, Castro, Londrina, Ibiporã, Sertanópolis, 1º de Maio, Campo Largo e Catanduvas.

Ainda faz parte do programa a implementação do Pergamum Museus, plataforma tecnológica que permite a catalogação dos acervos dos museus, incluindo suas bibliotecas. Trata-se de um projeto inédito no país, que tem por objetivo tratar a gestão dos acervos museológicos do Estado de maneira sistêmica, integrada e padronizada.

O Pergamum Museus foi lançado em junho deste ano e já está em funcionamento. Ao longo dos próximos meses, serão cadastradas no software as obras que integram os acervos dos museus do Estado.

Todo este trabalho vem sendo realizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), que integra a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com os municípios. O trabalho faz parte das metas de governo, que, entre outras ações, prevê fortalecer o Sistema Estadual de Museus.

Informações sobre o Programa Museus Paraná podem ser obtidas pelo telefone (41) 3212-0400 ou pelo e-mail cosem@seec.pr.gov.br.

Exposições itinerantes em andamento:

Cidade: Rio Negro

Local: Arquivo Público Municipal – Rua Sete de Setembro, em frente à Praça João Pessoa).

Exposição: Gravuras do Acervo MAC

Até 8 de setembro de 2013

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

Entrada gratuita.

Cidade: Porecatu

Local: Museu Municipal José Jabur 0 Rua Urbano Lunardelli, 240.

Exposição: Pantaneira – fotos de Julio Covello

Até 9 de agosto de 2013

Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 13h às 17h.

Entrada gratuita.

Cidade: Cambará

Local: Espaço Cultural Nilza Furlan – Avenida Brasil, 1192.

Exposição: Jesus Santoro – a revelação de um mestre

Até 9 de agosto de 2013

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Entrada gratuita.

Cidade: Cascavel

Local: Museu Histórico Celso Formighieri Sperança - Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379).

Exposição: Bens Tombados: Imagens do Patrimônio Cultural do Paraná

Até 2 de agosto de 2013

Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Entrada gratuita.

Cidade: São Mateus do Sul

Local: Casa da Memória Padre Bauer (Av. Ozy Mendonça de Lima, 284).

Exposição “O Mundo do Trabalho”

Até 18 de agosto de 2013

Visitação: segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 13h às 17h.

Entrada gratuita.

Fonte: Agęncia de Notícias do Estado

 Outras Notícias

Horário de Atendimento:

 Segunda a Sexta-Feira, das 07:30 às 11:30 - 13 horas às 17 horas.